1p6l1m
O calendário dedica o dia 26 de setembro a Cosme e Damião, irmãos gêmeos médicos que viveram na Ásia Menor e ficaram conhecidos por curar pessoas e animais sem cobrar nada.
Nas religiões de matriz africana, eles representam orixás amigos das crianças e são conhecidos por trazer bem-estar e curar enfermidades. Entre as tradições ligadas aos santos Cosme e Damião estão as festas com a distribuição de doces, balas, pirulitos e outras guloseimas.
E isso acontece porque, de acordo com relatos sobre a vida dos irmãos, eles distribuíam esses alimentos para amenizar a tristeza das crianças doentes. Infelizmente a garotada ficou sem o evento neste ano.
Por provocar grandes aglomerações, as festas de Cosme e Damião também foram canceladas. Os organizadores ficaram frustrados, mas não contrariaram as normas de prevenção à transmissão do coronavírus.
Em Pará de Minas, uma das festas mais tradicionais sempre acontecia na Vila Maria, organizada por Vera Leite e outros voluntários da comunidade. A expectativa agora é para 2021:
Vera Leite lamenta o cancelamento, já que as crianças esperam muito por esse momento. Mas o sentimento maior é pela interrupção de uma tradição que teve início há muitos anos com uma promessa feita aos dois santos.
Mas os devotos de São Cosme e Damião não ficaram desamparados. Na liturgia da missa eles foram lembrados em todas as igrejas onde houve celebração nesse fim de semana. Sem falar na oração individual, que é o que mais alimenta e mantém a fé.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM