1p6l1m
Muito elogiadas pelas autoridades pela forma como respeitam e executam o protocolo de combate à covid-19, as paróquias de Pará de Minas agora estão adaptadas à nova realidade diante das restrições impostas pela Onda Roxa.Na classificação mais rigorosa do plano Minas Consciente, o governo estadual não proibiu os templos religiosos de funcionar, alegando garantia constitucional do livre exercício dos cultos religiosos.
No entanto, as igrejas e demais espaços em funcionamento devem manter as orientações sanitárias durante a pandemia, principalmente no que se refere à aglomeração de pessoas. A recomendação é pela prática da religiosidade de maneira individual ou partilhada à distância.Desta forma, houve uma suspensão temporária das celebrações eucarísticas presenciais na Igreja Católica. Mas o contexto não é novidade para as igrejas que, no início da pandemia, foram impedidas de celebrar missas por um bom tempo.
Atualmente as secretarias estão funcionando normalmente para os trabalhos istrativos e agendamento de atendimento aos fieis. Quanto às missas, a única forma do público acompanhar é através das transmissões pelas mídias, seja internet, rádio ou TV. Padre Leonardo Moisés Azevedo, da Paróquia São Pedro e vigário da Forania Nossa Senhora da Piedade, informa que cada paróquia tem autonomia para decidir pela transmissão. Acontece que nem todas têm condições de fazer essa divulgação.
A Onda Roxa terá vigência até o final de março, quarta-feira da próxima semana, coincidindo com uma das principais celebrações da Igreja Católica, que é a Semana Santa.As celebrações começam já neste domingo e vão até 4 de abril. Segundo o Padre Leonardo, a Igreja vai respeitar o decreto, mas ainda não uma definição sobre como será após o dia 31.
Diante das incertezas e da proximidade de um inimigo tão poderoso, Padre Leonardo pede aos fieis que continuem com as orações e sempre respeitando as normas sanitárias:
As rádios Santa Cruz e Stilo FM estão atentas a cada novidade da Onda Roxa e dos decretos municipais de enfrentamento à covid-19. Tão logo haja definição sobre as celebrações da Semana Santa elas serão divulgadas em nossa programação.
Foto: Site da Diocese de Divinopólis