1p6l1m
O novo mutirão de castrações no município já está com as inscrições abertas. Ele vai acontecer de 17 a 20 de junho, no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz.
A data foi escolhida devido ao feriado de Corpus Chisti, facilitando para que os tutores que trabalham o dia todo possam levar seus bichinhos com mais tranquilidade.
Dessa vez, o mutirão será promovido pela Prefeitura de Pará de Minas em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais. Para serem castrados, os animais devem ter idade entre 6 meses e 7 anos, e apresentar boas condições de saúde. Cadelas e gatas no cio também poderão ser submetidas à cirurgia.
Por questões de segurança não serão castrados animais de determinadas raças, principalmente os cães braquicefálicos, como Shih-tzu, buldogues, pequineses, e outros sensíveis como malteses, além de raças como yorkshires, Spitz alemão, etc. Essas raças devem ser operadas em clínicas com a utilização de anestesia inalatória, considerada mais segura.
Os animais idosos, acima de 8 anos e com menos de 6 meses de vida, assim como cães acima de 40 kg ou abaixo de 3 kg, também não serão aceitos.
O coordenador do Centro de Controle Populacional (C), Idael Santa Rosa, pede aos tutores que não faltem, evitando que as vagas desse mutirão não sejam perdidas:
E além do castramóvel, que estará presente no Parque de Exposições, o C continuará com a rotina de atendimentos agendados, ampliando ainda mais a oferta do serviço de castração.
O veterinário também reforça a informação de que independente da instituição que realizar a cirurgia, alguns cuidados são imprescindíveis para a recuperação dos bichinhos.
A previsão é de que sejam castrados 120 animais por dia. As cirurgias serão divididas em horários, sendo que gatos, tanto machos quanto fêmeas, serão agendados a partir das 7h30. Já as cadelas devem chegar às 9h e os cães machos a partir das 11h.
O cadastro pode ser realizado pelo telefone (37) 3233-5881, pelo WhatsApp (37)99121-0981 ou presencialmente no C, localizado na Estrada dos Costas, s/n Bairro João Paulo II.
Para o cadastro, é necessário informar a data pretendida, os dados do responsável e os dados do animal.
Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz.